Toxina Botulínica

A forma cosmética da toxina botulínica é utilizada popularmente em injeções que visam reduzir e eliminar rugas frontais, sulcos entre as sobrancelhas, pés-de-galinha em volta dos olhos e rugas no pescoço entre outras.



O que é a toxina botulínica?

Os adultos estão vivendo mais e melhor a cada dia que passa. Enquanto ativos, temos a necessidade de nos sentirmos jovens de corpo e alma. Marcas do tempo são escritas no nosso rosto devido à mímica facial e estímulos externos como o sol e poluição. A Toxina botulínica paralisa a musculatura causadora de diversas rugas do rosto, trazendo melhora e suavidade para essas marcas.
As principais áreas tratadas são as rugas frontais, pés-de-galinha, sulcos frontais entre as sobrancelhas e bandas platismais do pescoço.

Trata-se de um procedimento de alto custo-benefício, é realizado em menos de 10 minutos, e como a duração da toxina é de 4 meses, é recomendado à realização de 3 sessões durante o ano, sem falta, pois todo o tratamento é perdido se o músculo retorna a contração normal.

A toxina botulínica pode ser associada com outros procedimentos cosméticos como peelings, preenchimentos e laser. E são encontradas no mercado com os nomes das marcas como Botox, Dysport e outros.

Pergunte sobre os pacotes promocionais para a realização dos procedimentos estéticos anualmente

Quanto custa o tratamento com a toxina botulínica?

O produto é comercializado no mercado em unidades, envasadas em um frasco estéril. O cirurgião plástico pode cobrar por áreas do rosto ou por unidades utilizadas. Agregando valor ao seu treinamento e capacidade junto ao objetivo do tratamento.

Esteja certo de escolher um cirurgião plástico associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar o seu procedimento de toxina botulínica.

Como funciona a sessão toxina botulínica?

Injeções de toxina botulínica na face podem parecer apenas algumas picadas, mas é na verdade uma junção de ciência com arte que apenas profissionais treinados podem realizar.

Existem 43 músculos no rosto que precisam ser estudados e compreendidos pelo profissional para que ele otimize seu procedimento, paralise a musculatura que provoca as rugas sem remover a expressão facial natural.

A sessão dura menos de 15 min. e não necessita de anestesia local

Em no máximo 7 dias, você sentirá que a musculatura está enfraquecida, dificultando a mímica que forma rugas. Esse efeito dura no máximo 4 meses, após esse tempo o músculo retorna gradativamente a sua função.

Por isso a necessidade de 3 sessões ao ano, pois senão todo o efeito dos 4 meses anteriores se perdem caso a musculatura volte a contrair novamente.

Pergunte sobre o pacote de sessões anuais de toxina botulínica

Considerações especiais, riscos e recuperação?

Pode realizar todas as atividades normais, não podendo dormir nas próximas 4 h após o procedimento, evitando massagear ou esfregar a área tratada. Pois a substancia pode migrar para áreas não desejadas do rosto causando efeitos indesejados.

Normalmente pode sentir a área sensível e pouco dolorida logo após a sessão, outros sintomas podem raramente acontecer como:

– Vermelhidão
– Dor de cabeça
– Sintomas de gripe
– Náuseas
– Enfraquecimento facial temporário
– Queda temporária da pálpebra superior
– Sintomas de botulinismo como falta de ar e problemas para deglutir temporários

Então, a toxina botulínica é benéfica para mim?

A toxina botulínica não pode corrigir todos os problemas da pele envelhecida. Enquanto melhora as rugas em volta dos olhos, testa e fronte, não pode regenerar os danos causados pelo sol. A qualidade da pele é tratada com cosméticos, laser e peelings.

Um cirurgião plástico qualificado pela SBCP é o melhor profissional para indicar os procedimentos necessários para o tratamento de rejuvenescimento facial completo

Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição fisiológica do corpo humano em que existe um excesso de transpiração através das glândulas sudoríparas das axilas, pés, mãos e cabeça, tornando muitas vezes o convívio pessoal incômodo pelo excesso de transpiração, que pode vir a ser incoveniente.

A toxina botulínica têm se mostrado muito eficaz em bloquear a ação das glândulas enquanto existe efeito do medicamento, que pode chegar entre 7 a 12 meses após a aplicação.