Implante capilar – Cirurgia da calvície

A cirurgia de implante capilar para restituição do cabelo envolve múltiplas técnicas para se obter os enxertos, que são implantados fio-a-fio, para proporcionar mínimas cicatrizes e resultados mais naturais. Retalhos de escalpe, expansores e diminuição do couro cabeludo são técnicas menos utilizadas e mais agressivas, mas que possuem ainda indicações especificas dependendo do caso do paciente.


O que é a cirurgia da calvície?

A cirurgia da calvície envolve a retirada de pequenos pedaços de escalpo com cabelos, a preparação destes cabelos um a um em microenxertos, e a implantação destes microenxertos em áreas calvas ou completamente sem pelos.

Se você e seu cirurgião decidiram que a cirurgia de implante capilar é a melhor opção pra você, pode se sentir confortável sabendo que os cirurgiões plásticos certificados pela SBCP tem sucesso com esse procedimento ha mais de 30 anos.

A verdade sobre a perda de cabelo

Perda de cabelo é normalmente implicada a diminuição da circulação sanguínea na pele da cabeça ou escalpo, deficiências de vitaminas, caspa e ate mesmo o uso de boné e chapéu. Todas essas teorias se mostraram erradas. É também errado dizer que esta ligado à calvície do seu avo materno, ou que homens de 40 anos que nunca perderam cabelo, nunca mais perderão.

A Calvície esta primariamente ligada a:
– idade
– mudanças hormonais
– historia familiar de calvície paterna ou materna

É também regra que quanto mais cedo comece a calvície pior ela será com o tempo
A perda de cabelo também pode ser causada por queimaduras, traumas, doenças dermatológicas e psicológicas.

Candidatos à cirurgia da calvície

Pacientes candidatos ao implante capilar devem ter área doadora preservada e saudável, que normalmente está presente na parte traseira e lateral da cabeça.

Áreas doadoras são as partes da cabeça que possuem cabelos para serem doados para as áreas calvas

Outros fatores, como cor, textura e ondulação natural do pelo podem influenciar no resultado.

Existem varias técnicas usadas na cirurgia de implante capilar, às vezes mais de uma técnica pode ser necessária para se atingir o resultado desejado.

A cirurgia da calvície pode melhorar e renovar sua aparência, sua autoestima e autoconfiança. Mas os resultados podem porventura não atingir suas expectativas devido às limitações da quantidade de cabelos saudáveis restantes nas áreas doadoras.

Antes de decidir sobre sua cirurgia converse bem com o seu cirurgião, explique bem suas expectativas e escute sobre a realidade do seu caso, pois cada caso é único.

Você precisa entender que as técnicas de implante capilar utilizam cabelos saudáveis ainda presentes no seu couro cabeludo.

Portanto indivíduos com pouco cabelo restante não obterão resultados satisfatórios.

Cirurgia do implante capilar e riscos

A cirurgia do implante capilar deve ser realizada por cirurgiões experientes e qualificados. Alem do mais, as reações corporais perante a cirurgia variam em cada individuo, desde a cicatrização e a pega dos enxertos. Sendo assim os resultados não podem ser preditos.

Assim como qualquer cirurgia, podem ocorrer reações adversas, como infecções, hematomas, cicatrização lenta ou alargada.

Sabemos que a calvície é progressiva, e que pode ser controlada pelo uso de medicamentos orais e tópicos. Por isso após a cirurgia, o resultado obtido pode ser comprometido pela continuidade da queda dos outros folículos pilosos, e mais ainda se o controle da queda não estiver sendo realizado.

Normalmente a cirurgia é realizada em mais de uma etapa quando a área calva é grande.

E quando a calvície progride, a cirurgia pode ser novamente realizada.

Passo a passo da cirurgia da calvície

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação em centro cirúrgico habilitado.

O seu médico cirurgião plástico ira primeiramente escolher a área doadora de cabelo e preparar a área receptora calva.

O anestesista estará na sala de cirurgia todo o tempo acompanhando seus sinais vitais e realizando uma leve sedação.

Etapa 1 – Anestesia
O Cirurgião então infiltra a solução de anestesia local na área doadora que normalmente fica na parte de trás e nas laterais da cabeça. Ele então retira os pedaços de escalpe para serem retirados os microenxertos.

Etapa 2 – Confecção dos microenxertos
Uma equipe de enfermeiras treinadas em preparar os microenxertos ira trabalhar sobre bancadas com microscópios especializados para este procedimento, e entrega-los um a um para o cirurgião.

Etapa 3 – Implante
Com os microenxertos prontos, o cirurgião prepara a área doadora com infiltração de anestésico local e implanta os microenxertos pilosos fio-a-fio com a ajuda de uma enfermeira.

É possível implantar entre 3.000 a 5.000 fios nas grandes sessões de implante capilar.

Etapa 4 – Curativo
No final da cirurgia você utiliza um curativo compressivo nas áreas doadoras, e poderá ir para seu domicilio no mesmo dia se possível.

No outro dia você deve retornar ao consultório para fazer curativo e lavar o couro cabeludo operado.

Outras técnicas também podem ser utilizadas se necessário, como rotação de retalhos, avanços e expansões, se for o seu caso seu cirurgião poderá te explicar minuciosamente durante a consulta.

Implante capilar, recuperação e acompanhamento pós-operatório

Normalmente a recuperação é rápida, e você já vê como ficara o resultado inicial, porem os fios implantados caem após algumas semanas devido ao trauma cirúrgico, mas como os bulbos permanecem nos locais implantados, após alguns meses eles retornam a crescer, portanto o resultado final só é visto entre 6 meses a um ano.

É mandatório o repouso físico para evitar esforços, pois o aumento da circulação pode expulsar os microenxertos. Normalmente indicamos 3 semanas sem exercício físico.

Os pontos podem ser retirados das áreas doadoras em ate 10 dias.

Você poderá voltar ao trabalho em poucos dias após a cirurgia, porem ser realizar atividades vigorosas, e nem ficar abaixando a cabeça.

Calvície Feminina

Uma a cada 5 mulheres desenvolvera calvície, portanto os tratamentos clínicos e cirúrgicos também se aplicam a população feminina que sofre desta patologia.

Também é feita a cirurgia para reestabelecer as sobrancelhas e as costeletas do cabelo.

O que esperar durante sua consulta

O sucesso e a segurança da sua cirurgia dependem muito em parte da sua honestidade durante a consulta, serão perguntados aspectos sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Esteja preparado para discutir sobre:
– porque você quer a cirurgia, sua expectativa e desejos
– condições médicas, alergias e tratamentos médicos
– uso de medicações diárias, vitaminas, suplementos fitoterápicos, álcool, tabaco e drogas
– cirurgias prévias

O cirurgião também vai:
– Avaliar seu estado de saúde e condições atuais, doenças crônicas ou metabólicas e fatores de risco
– Examinar seu couro cabeludo, pedir exames para descobrir as possíveis causas de calvície
– Prescrever medicamentos orais e loções para controlar a queda
– Tirar fotografias
– Tomar medidas das áreas doadoras de cabelo, examinar a qualidade e quantidade das mesmas.
– Discutir as opções e recomendar o melhor tratamento
– Discutir riscos e complicações possíveis
– Discutir o tipo de anestesia aplicada
– Explicar como é feita a cirurgia passo a passo

Preparando-se para uma cirurgia de implante capilar

Converse bastante com seu cirurgião plástico e tire todas suas duvidas durante as consultas antes da cirurgia
– Realize exames pré-cirúrgicos
– Ajuste certos medicamentos
– Pare de fumar perto da sua cirurgia
– Evite uso de aspirina e antiinflamatorios, ginkgo biloba e Vit. E, pois aumentam o sangramento por diminuir a coagulação.

Escolha um cirurgião de confiança
Seu resultado e sua segurança valem mais do que um preço. Esteja certo de escolher um cirurgião habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e realize sua cirurgia em centros cirúrgicos habilitados com equipes bem treinadas.